Rotavírus

Rotavírus

O rotavírus é um vírus que causa diarreia grave frequentemente acompanhada de febre e vômitos. É uma das principais causas de gastroenterite aguda grave em lactentes e crianças pequenas no mundo. Provoca a morte de mais de 440.000 crianças a nível mundial.

Transmissão
O período de encubação da doença por rotavírus é de aproximadamente 2 dias.
A doença é extremamente contagiosa, a transmissão é fecal-oral, ainda que se reportem baixos títulos de vírus em secreções do conduto respiratório e outros fluídos corporais. Como o vírus é estável no meio ambiente, a transmissão pode ocorrer através da ingestão de água ou comida contaminada e, mediante contato com superfícies contaminadas. Os sorotipos mais prevalentes são G1, G2, G3, G4 e G9.
 
Sintomas
Início abrupto com vômitos, febre alta e diarreia intensa, podendo evoluir com desidratação, muitas vezes requerendo internação e podendo levar à morte.
 
Prevenção
Vacina Rotavirus
A melhor forma de prevenção é a vacinação.
Existem dois tipos de vacinas disponíveis.
Rotavírus Monovalente (Rede Pública) e a Rotavírus Pentavalente (Rede Privada)
O esquema da vacina monovalente é de 2 doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.
O esquema da vacina pentavalente é de 3 doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses. Para ambas as vacinas, a primeira dose deve ser aplicada a partir de 6 semanas e até 14 semanas de vida e a última dose até 7 meses e 29 dias.
Se o bebê perder a primeira dose, não poderá mais ser vacinado. Por isso é muito importante prestar atenção no prazo para início do esquema vacinal.
Pode também ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário.
 

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato