Pneumonia

Pneumonia

As doenças pneumocócicas são causadas pelo Streptococcus pneumoniae ou pneumococo. Esta bactéria é uma das principais causas de doenças por pneumococo como: Meningite, pneumonia, otite e septicemia causadas pela bactéria pneumocócica. As doenças pneumocócicas podem acometer pessoas em qualquer idade.

Transmissão
Ocorre através de gotículas de saliva ou muco como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. Ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas facilitam a disseminação da bactéria. Estas pessoas podem ser portadoras do pneumococo sem apresentar sinais ou sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas. Os portadores mais frequentes são as crianças.

Sintomas
A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia – disseminação da bactéria pelo sangue / sepse – infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite). Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização, ou, até mesmo, à morte.
Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. A doença pneumocócica é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos.

Prevenção
Vacina Pneumonia
A vacina pneumocócica 13-valente protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos.
O número de doses varia de acordo com a idade.

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato