Herpes zoster

Herpes zoster

O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é uma infecção viral provocada pelo vírus Varicella-Zoster. Este vírus é o mesmo que provoca a catapora (varicela), e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com o vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo, podendo ser reativado em qualquer momento. E quando reativados os sintomas do herpes zoster aparecem. O vírus pode ser reativado devido à baixa imunidade por diabetes, stress e câncer.
Atinge uma a cada três pessoas após os 50 anos.

Transmissão:
Uma pessoa com herpes zoster pode transmitir o vírus varicela-zoster para quem não está imune à catapora. O contágio ocorre por meio direto com as lesões da pele.

Sintomas:
Vesículas que acompanham o trajeto dos nervos em área de tronco e rosto levando a dor intensa.
Entre 10 a 15% das pessoas que tiveram herpes zoster vão desenvolver a neurite pós-herpética que se apresenta por uma dor intensa que tem a duração de pelo menos 30 dias e pode continuar por meses ou anos.
Não há cura para o herpes zóster, mas o tratamento pode reduzir a duração da doença e prevenir complicações como perda auditiva e lesão ocular.  

Prevenção:
Vacina Herpes
A vacina contra herpes zoster disponível no Brasil é uma vacina de vírus vivo atenuada, portanto, contra indicada em pessoas imunodeprimidas.
Considerando o grupo de risco para a doença, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), recomenda a vacinação rotineira de pessoas com 60 anos ou mais e inclui a vacina contra herpes zoster em seu calendário para o idoso. A vacina está licenciada para adultos a partir dos 50 anos de idade.
 
 

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato