Meningite

Meningite

A Meningite (doença meningocóccica) é uma infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). É causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).
Cinco sorogrupos são responsáveis pela maioria dos casos de doença meningocócica no Brasil: meningococos A, B, C, W e Y.
É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade.
Aproximadamente 23% dos pacientes vão a óbito no Brasil, geralmente, em 24 a 48 horas após o início dos sintomas, mesmo com diagnostico precoce.
Geralmente acomete crianças e adultos jovens, mas em situações epidêmicas, a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.
De todas as doenças infecciosas, a doença meningocócica é uma das que causa maior impacto na população, pelo seu potencial de acometer de forma rápida e fulminante pessoas previamente saudáveis, na sua maioria crianças, e pelo risco de desencadear epidemias.
 
Transmissão
Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores assintomáticos da bactéria na orofaringe ("garganta") e podem transmitir a bactéria, mesmo sem adoecer.
O meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias e da saliva.
Os 5 sorogrupos estão distribuídos pelo mundo sendo no Brasil  a ocorrência de 70% do grupo C na população em geral , porem em lactentes menores de 1 ano a prevalência do meningococo B é maior .
 
Sintomas
Febre, vómitos, dor de cabeça, rigidez de nuca, fadiga, manchas pelo corpo.
Em menores de 1 ano os sintomas são menos específicos como febre, irritação, choro constante e abaulamento da fontanela (“moleira”) sem rigidez de nuca. Se não for rapidamente tratada com antibióticos, a doença pode evoluir com confusão mental e coma. 
 
Prevenção
Vacina Meningite
A vacinação é a forma mais efetiva de prevenção contra a doença meningocócica.
As vacinas disponíveis são:
Meningite ACWY- indicada a partir dos 2 meses de vida.
Meningite B- indicada a partir dos 2 meses de vida até 50 anos.
São vacinas inativadas, portanto, não causam a doença.
A vacinação é fundamental, pois a doença meningocócica pode causar sequelas, incluindo dano cerebral, perda auditiva, amputações de membros e até mesmo morte.
 

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato