Catapora - Varicela

Catapora - Varicela

A Varicela (Catapora) é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster.
A doença é mais comum em crianças, porém pode ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade. Na maioria das vezes evolui sem consequências mais sérias. Contudo, pode ter evolução grave e até causar morte, sendo o risco maior quando ocorre em adultos e pessoas com imunodeficiência.
A infecção confere imunidade permanente, embora o sistema imunológico não seja capaz de eliminar o vírus. Dessa forma, ele fica latente no organismo por toda a vida podendo se reativar na forma de herpes zoster.

Transmissão
Ocorre, principalmente, pelas gotículas de saliva, pelo espirro e pela tosse ou pelo contato direto com o líquido das bolhas. Mais raramente, pode acontecer de forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas.
É possível ainda a transmissão da varicela durante a gestação, através da placenta. Pessoas acometidas pelo vírus transmitem a doença durante todo o período de formação das lesões da pele, que dura, em média, de cinco a sete dias.
A varicela pode ser transmitida ainda no período de incubação (tempo entre contato e surgimento da doença), que pode ser tão longo como levar de duas a três semanas.
A cada 10 pessoas susceptíveis que entram em contato com uma pessoa infectada, 9 adquirem a doença.

Sintomas
As lesões se iniciam com pequenas elevações vermelhas (pápulas) que se transformam em vesículas e após crostas.
Complicações: encefalite, pneumonia, sepse, hemorragias, infecções bacterianas da pele, desidratação e óbito.

Prevenção 
Vacina Catapora, Vacina Varicela
A vacinação é uma forma de proteção contra a catapora. Está indicada a partir de 1 ano de idade. O esquema vacinal é de duas doses com intervalo mínimo de 2 meses entre as doses.
Trata-se de uma vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” da varicela.
Todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram a doença devem ser vacinados.
O SUS disponibiliza uma única dose aos 15 meses. A Sociedade Brasileira de imunizações recomenda duas doses: a primeira com 12 meses e a segunda dose entre 15 e 24 meses.
 

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato