Vírus Sincicial Respiratório x Palivizumabe

O vírus sincicial respiratório(VSR) é um vírus que causa infecção aguda do trato respiratório .É responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em períodos de sazonalidade.
Ele atinge principalmente crianças menores de 1 ano sendo mais grave em prematuros , cardiopatas e com doença pulmonar crônica da prematuridade .
Atualmente existe a imunização passiva chamada palivizumabe (imunoglobulina anti-VSR), a qual é aplicado via intramuscular nos meses de maior circulação do vírus ( março a setembro ). Ele não é considerado uma vacina e sim  um anticorpo ´´pronto´´que induz a imunização passiva contra o VSR ao contrário da vacina que faz com que o organismo produza os anticorpos contra a doença .
O palivizumabe não é indicado para tratamento das infecções pelo VSR e sim para prevenção .
O ministério da saúde disponibiliza gratuitamente para prematuros até 1 ano que nasceram com idade gestacional menor de 29 semanas ,para prematuros até 6 meses que nasceram de 29-31 semanas e para recém nascidos com displasia broncopulmonar e cardiopatias até 2 anos. São  indicadas  5 doses ,sendo 1 aplicação ao mês nos meses de maior sazonalidade de acordo com cada região
Na região norte o período de aplicação é de janeiro a junho, nordeste, centro oeste e sudeste ocorre entre fevereiro a julho e região sul entre março e agosto.
Como nem todos são contemplados com essa imunoglobulina  é muito importante a prevenção ,como lavar as mãos , evitar aglomerações , amamentar ( aleitamento materno evita infecções) e  tabagismo.

Encontre as melhores vacinas para a sua família em nosso site.

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato