Sintomas da Febre Amarela

A identificação dos sintomas da febre amarela são importantes para iniciar os cuidados adequados. Esse vírus, que preocupa a todos, tem características muito especificas e aparentes, o que torna o seu reconhecimento mais fácil.

Você provavelmente, já ouviu falar quais são os principais indícios de que você contraiu o vírus. Mas, agora vai descobrir quais são os sintomas da febre amarela em seus três estágios existentes.

Saiba tudo sobre a febre amarela clicando aqui.

Os primeiros sinais da febre amarela podem se assemelhar muito com o deu uma gripe forte. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não subestima-los, imaginando ser algo leve e passageiro.

Os principais sintomas são:

• Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Fadiga;
  • Fraqueza.

•

Como destaca o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 15% dos infectados pode passar um período de algumas horas até um dia sem nenhum sintoma, até apresentar uma forma mais grave da doença, que pode ser chamada de um segundo estágio.

Nesses casos, a pessoa desenvolve novos sintomas e alguns dos já citados, porém, de forma mais intensa, são eles:

• Febre alta;
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • Eventualmente choque;
  • Insuficiência de múltiplos órgãos.

•

Dos que chegam a esse estágio, entre 20% e 30% das pessoas que podem chegar até a morte.

Por fim, os sintomas da febre amarela ainda alcançam um ultimo estágio, esse ainda mais forte que os dois anteriores.

Nesse momento, o paciente tem os seguintes sintomas:

• Hipotensão;
  • Choque;
  • Acidose metabólica;
  • Necrose aguda tubular;
  • Disfunção do miocárdio;
  • Arritmia cardíaca;
  • Até confusão mental.

•

Como podemos ver, a doença gera graves sintomas já desde o primeiro momento. Mas, que podem piorar com o tempo, conforme a evolução dos estágios, tornando esse período mais grave, sofrido e preocupante. Por isso, assim que identificar algum desses sintomas, procure um médico no hospital mais próximo.

Em tempos de epidemia, é preciso fica ainda mais atendo, não relevando nenhuma desses sinais.

É válido lembrar que a forma mais eficiente de combate a febre amarela é a vacinação. Por isso, caso vá realizar uma viagem para uma área de risco ou a sua região estiver passando por uma epidemia, procure tomar uma dose da vacina. Só assim, podemos prevenir o contagio de outras pessoas, evitando que o vírus se espalhe e crie uma epidemia.

Além, é claro, não correr os riscos de contrair uma doença tão grave e perigosa.

Busque informações nos sites do governo federal ou do estado para descobrir se a sua cidade faz parte de uma das regiões que está em alerta. Também indique para os seus amigos e familiares os locais de confiança para tomar a vacina contra a febre amarela.

Como podemos te ajudar

Nós da Dr. Vacinas, somos a clínica de vacinação mais indicada de Sorocaba e região. Com as nossas vacinas você e toda a sua família estarão protegidos da febre amarela e as principais doenças.

Entre em contato ou venha nos visitar.

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato