Reação Adversa a Vacina, Como Amenizar?

Reação Adversa a Vacina, Como Amenizar?

Como sabemos, toda e qualquer vacina pode causar algum tipo de reação adversa.
As vacinas são seguras, e antes de serem incluídas no programa de vacinação, passam por todo um processo de desenvolvimento e testes.
As reações mais comuns são: febre, sonolência, irritabilidade, falta de apetite e dor e vermelhidão no local da aplicação.
A sensação dos pais no momento da vacina é “podia ser em mim” ou “dói mais em mim”, e se pudessem fariam a vacina no lugar do bebê ou algo para tranquilizar os pequenos no momento da aplicação.
Existem algumas técnicas, desenvolvidas por um pediatra americano Harvey Karp, que consiste em imitar as condições que existiam dentro de útero para tentar acalmar o bebê.
A técnica utilizada é chamada dos 5 “s”e vem do inglês, que significam:
“Swading”: enrolar o bebê bem apertadinho da mesma forma que ele estava dentro da barriga. Só deve-se tomar cuidado para não comprimir a área dolorida por causa da vacina.
“Side/stomach position”: deixar o bebê deitado de barriga para baixo;
“Swinging”: com a criança no colo, fazer um leve balanço. No útero, o bebê estava acostumado com o balanço causado pela movimentação da mãe; 
“Sushing”: com o bebê no colo, o adulto faz um chiado tipo “shiiiii”, bem baixinho. “É um som que, instintivamente, fazemos perto do ouvido do nenê para acalmá-lo, uma reprodução do que ele ouvia na barriga.”
“Sucking”: A amamentação após a vacina, também ajuda a aumentar a sensação de conforto e segurança.
Estes atos podem ser repetidos por várias vezes no decorrer do dia. Além disso, se o bebê apresentar febre deve ser medicado conforme orientação médica.

A Dr.Vacina conta com os melhores profissionais para atender você.    

 


Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato