Por que vacinar?

Por que vacinar?

A vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, desde o inicio dessa pratica, milhões de pessoas foram salvas e doenças foram erradicadas.

A única doença mundialmente erradicada é a varíola, sem casos registrados desde a década de 1970.

No Brasil está erradicada a poliomielite e sarampo desde 2000.

Porem mesmo erradicada no pais os agentes da poliomielite e sarampo continuam pelo mundo, podendo trazer um surto a qualquer momento para o Brasil se a vacinação contra o sarampo por exemplo não for realizada.

A não vacinação não prejudica apenas aquela pessoa não vacinada mas sim uma sociedade inteira. Por exemplo, as crianças estarão imunes a sarampo apenas com 12 meses e até lá estão susceptíveis a esse vírus.

Por esse motivo que os infectologistas falam sobre a imunização em rebanho que significa que quanto mais pessoas saudáveis vacinamos menor a circulação dos agentes. Por exemplo essa criança com menos de 12 meses teria menos chance de adquirir o sarampo, pessoas imunossuprimidas, idosos e gestantes que não podem ser vacinados com todas as vacinas estariam sendo protegidos graças a vacinação da população. 

Se uma pessoa, que não é do grupo de risco para complicações, não tomar a vacina “porque não precisa”, caso pegue a doença, ela pode passar muito mal ou não, mas de todo jeito acabará passando a doença para alguém que não podia tomar a vacina ou que tomou mas não teve uma resposta vacinal ótima e nessa pessoa sim pode causar grande dano.

A vacina não causa autismo.
Ela é segura, para ser liberada passa por anos de estudo.

Os efeitos colaterais graves como anafilaxia são raros, os mais comuns são febre e dor local.

As complicações de ter a doença são mais graves do que os efeitos colaterais da vacina como do sarampo que pode levar a cegueira, poliomielite a paralisia e caxumba a infertilidade e surdez. Até mesmo a catapora que a maioria acredita ser inofensiva pode se complicar com encefalite, pneumonia e edema cerebral.

A vacina não causa a doença, mesmo com vírus atenuados como do sarampo e febre amarela. Ela pode levar a sintomas parecidos com a doença, porem brandos.

Logo a vacina veio para melhorar a vida das pessoas, proteger contra doenças altamente transmissíveis que levam sequelas e a morte. É uma questão de saúde publica e de pensar na sociedade em que se vive, pois todos serão prejudicados se 1 pessoa não se vacinar.

Ainda tem dúvida que vacinar é importante? Entre em contato com a equipe da Dr.Vacina.    
 


Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato