Entenda tudo sobre a Vacina da Gripe.

Hora de aprender sobre vacina contra a gripe

A gripe é uma doença bem comum, até por isso, é bastante subestimada pela população. Muitos deixam o cuidado básicos de lado e até pensam que a vacina da gripe não é importante. Esse grave erro pode levar a problemas futuros ao paciente.
Descubra nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre a vacina contra a gripe

Sintomas da Gripe

A gripe é uma doença que atinge o sistema respiratório e é causada pelo vírus influenza.
Esse vírus, ocorre durante todo o ano, mas é durante os períodos mais frios que os seus casos são mais vistos
Para identifica-lo, não existem muitas dificuldades. Afinal, seus sintomas são muito conhecidos:
  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor na garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular e nas articulações.

Já quando ocorre o agravamento da doença, os sintomas ganham mais intensidade. Além disso, o paciente pode ter falta de ar, febre (por mais de três dias) e piora nos sintomas gastrointestinais.

Como é transmitida a gripe?

Sua transmissão ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias, que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

Algumas atitudes são importantes para evitar a transmissão da doença:
  • Lavar as mãos várias vezes;
  • Cobrir nariz ao espirrar;
  • Cobrir a boca ao tossir.
Além disso, o uso de álcool gel é recomendado, para que a desinfecção seja realizada.
Por fim, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença.

Vacina contra influenza

A vacina contra influenza é uma vacina segura e inativada, portanto, não causa a doença.
Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definida ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha, por isso, as vacinas contém  traços de proteínas do ovo.

Alérgicos a ovo podem tomar vacina contra a gripe? Clique aqui e descubra!

Existem dois tipos de vacina da gripe:

Vacina Trivalente

Com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B (rede pública )

Vacina Quadrivalente

Com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B ( rede privada ).

Elas são capazes de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, desde que tomada na época correta.
No geral, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação. Em média, confere proteção de 6 a 12 meses, sendo que o pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas da vacinação. Por esse motivo, a vacinação é anual e ocorre nos meses de abril e maio.

Quem deve se vacinar?

Pode-se vacinar a partir dos 6 meses de vida.

O SUS promove, anualmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para as pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas.

Os demais grupos precisam procurar uma rede privada para se vacinar.

Vacine-se! A gripe não é um simples resfriado, ela pode levar a complicações como a pneumonia viral e síndrome respiratória aguda grave.

Dr. Vacina Sorocaba
Dr. Vacina Sorocaba - contato