Banner interno

Viajar proporciona momentos incríveis, mas para que estes momentos possam ser desfrutados, contar com as vacinas em dia é essencial.

Se você vai viajar nos próximos meses, ter atenção a todos os detalhes é algo mais do que essencial. Além dos documentos pessoais, comprovantes de hospedagem e passagens, você precisa estar atento se suas vacinas estão em dia. 

Sim, as vacinas são essenciais para uma viagem devido ao risco de contágio de doenças no destino escolhido. Mas calma, não precisa sentir medo da viagem! Vem com a gente para as próximas linhas e entenda melhor porque as vacinas são assim tão essenciais.

Por que é importante verificar as vacinas antes de viajar?

Quando se decide viajar, a primeira coisa a se fazer é conferir se o destino escolhido exige do turista a certificação de algumas vacinas. Sobretudo em viagens de avião, é obrigatório a comprovação de imunização antes do embarque. Caso não apresente ou esqueça o documento, você não poderá seguir viagem. 

Assim, para evitar problemas de última hora, confira sua caderneta e a das crianças, se certificando que o calendário de vacinação está em dia. Confira essa informação com antecedência, pois só assim você terá tempo de corrigir algum engano. Vale destacar que a vacinação deve ser feita com, pelo menos, 10 dias antes do embarque. A exigência visa garantir o efeito dos anticorpos no organismo.

Quando é preciso tomar vacinas antes de viajar?

A caderneta de vacinas é exigida principalmente onde há epidemia de certas doenças. Os países tropicais e áreas rurais são os principais que fazem essa exigência. Assim, quando falando de deslocamento dentro do Brasil, a regra é se prevenir da doença nas seguintes localidades:

  • Estados e cidades do Norte e Centro-Oeste;
  • Estados do Maranhão, Bahia e parte de Piauí, na região Nordeste;
  • Estados da região Sudeste;
  • Área oeste de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que ficam no Sul do país.

Atenção para as viagens internacionais

Sua viagem é internacional? As recomendações são mais específicas! Além da carteirinha de vacinação, você precisa ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esse certificado pode ser conseguido através do site portal.anvisa.gov.br, Sistema de Emissão de CIVP. 

Todas as vacinas solicitadas em outros países estão disponíveis no Calendário Nacional. Além disso, vale ressaltar, que caso a vacina seja uma exigência do país de destino e o viajante não a tomar no período citado, ele não entra. Os países de destino cumprem rigorosamente esse controle sanitário.

Como descobrir as vacinas indicadas para cada destino?

Os tipos de imunização necessários dependerão do local para o qual você irá viajar. Portanto, para que erros não aconteçam, a dica é buscar informações com bastante antecedência. 

Você pode conseguir essas orientações facilmente no Consulado ou na Embaixada do destino escolhido. Além disso, é possível se informar pela internet, a ANVISA conta com uma página virtual com todas as exigência de cada país em relação à vacinação de seus visitantes.

E na volta da viagem?

Voltou de viagem? Seja dentro do Brasil ou no exterior, você precisa ficar atento a alguns sinais. Caso apresente febre, diarreia, problemas respiratórios ou de pele, procure imediatamente um médico. Informando as regiões por onde passou você garantirá que qualquer problema seja evitado.

Enfim, agora que você já sabe o quanto é importante contar com suas vacinas em dia antes de viajar, é hora de conferir a sua caderneta de vacinação para as férias do final do ano! Inclusive, conte conosco para garantir as melhores vacinas para você. Procure pela unidade Dr. Vacina mais próxima!

Patrícia Ruiz - COREN- SP 226-788 - Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde de 2017 no Dr. Vacina.

Leia também

Sarampo: De olho na doença

O sarampo é uma doença que está a décadas em nosso meio e a vacinação é a melhor forma para prevenção.Estamos próximos à primavera, estação...
Leia mais

Prevenção de doenças de primavera em Curitiba

As doenças de primavera estão se aproximando e saber quais são elas é essencial para a prevenção.A primavera está próxima de chegar, mas infelizmente ela...
Leia mais