Vacinas são realmente seguras?

Ainda tem dúvidas se as vacinas são realmente seguras? Entenda porque a vacinação em dia é tão importante.

Não é muito difícil encontrar pessoas por aí que se perguntem se as vacinas são realmente seguras. A verdade é que a imunidade proporcionada por elas é a melhor da atualidade de garantir a segurança de todos, independente da idade.

Mas é claro que essa informação é muito pouca para o mar de informações sobre as vacinas e sua segurança. Por isso, montamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre. Vamos lá?

As vacinas são seguras?

Sim, totalmente seguras. Todas as vacinas, antes de serem aprovadas, passam por testes rigorosos ao longo das diferentes fases de ensaios clínicos. Além disso, passam por estudos contínuos, mesmo após o início da sua comercialização.

Cientistas também estão sempre de olho nas mais variadas fontes para qualquer sinal de eventos adversos relacionados a alguma vacina. A maioria das reações causadas pelas mesmas são leves e temporais. Estas provocam apenas dor no local da injeção ou febre baixa. Os raros efeitos colaterais graves, quando acontecem, são notificados e investigados imediatamente.

A probabilidade de sofrer graves lesões por uma doença é muito maior sem a vacinação do que com a mesma. A poliomielite, por exemplo, é a causadora de paralisia. O sarampo, a encefalite podem despertar a cegueira. Além disso, algumas doenças como difteria, pneumonia, meningites, tétanos e outras, que podem ser evitadas por vacinas, podem ser mortais.

Os benefícios da vacinação superam amplamente os riscos (que são mínimos), considerando que muitas outras doenças e mortes ocorreriam sem as vacinas.

A vacina ainda é necessária mesmo com cuidados diários?

Sim! Mesmo com uma boa higiene e saneamento de água potável, ainda não são suficientes para deter doenças infecciosas, por isso a vacinação ainda se faz necessária.

Se não mantivermos altas taxas de imunização, ou seja, a imunidade coletiva, as doenças preveníveis por vacinas “atacarão” a população. Ainda que melhorias na higiene, saneamento e salubridade da água colaborem para a nossa proteção, muitas doenças infecciosas podem se propagar, originando doenças respiratórias, diarreias e até a morte.

A imunidade das vacinas é segura?

As vacinas interagem com o sistema imunológico, que produz uma resposta imunitária similar àquela gerada por infecções naturais. Mas temos um diferencial: não é preciso causar adoecimento ou colocar a pessoa em risco de sofrer as possíveis complicações de uma enfermidade para isso.

O preço a se pagar pela imunização por meio da infecção natural pode sair um tanto quanto caro. A Haemophilus influenzae tipo B, pode deixar a pessoa com disfunção cognitiva. Além disso, no caso da rubéola, condições congênitas, câncer hepático no caso da hepatite B ou morte por complicações relacionadas ao sarampo.

Vacinas sim!

Por mais que algumas doenças sejam raras em alguns países, os agentes infecciosos que as causam se mantêm em circulação em outros. Perante ao mundo interconectado que vivemos, esses agentes podem cruzar fronteiras, infectando qualquer pessoa que não esteja protegida.

Portanto, se você procura motivos para se vacinar, os dois principais que podemos destacar são: proteger a nós mesmos e às pessoas que nos rodeiam. Para que programas de vacinação sejam bem-sucedidos a cooperação de cada indivíduo precisa acontecer. Não podemos esperar que as pessoas ao nosso redor impeçam a propagação da doença. Ou seja, nós também devemos fazer o que está ao nosso alcance.

Enfim, manter a vacinação em dia é essencial e sim, as vacinas são seguras e garantirão a sua saúde, independente da fase da vida. Vacine-se e apoie este movimento!

Precisando de uma clínica de confiança para se vacinar? Procure pela unidade Dr. Vacina mais próxima de você e atualize sua caderneta!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.