Vacina de Gripe Quadrivalente 2021: saiba tudo!

Com a proximidade do inverno, o Brasil dá início à campanha de imunização contra o vírus Influenza. As vacinas previnem gripes tradicionais e outras cepas, como a H1N1 e a H3N2. A eficiência é de 60% a 70%.

O vírus Influenza é responsável por causar sintomas como febre alta, cefaleia, dor muscular e tosse seca. A vacina previne a doença e casos graves, principalmente relacionados a doenças respiratórias, evitando idas a hospitais, em tempos de coronavírus.

As unidades do Dr. Vacina de Sorocaba-SP, Salto-SP e Cerquilho farão a vacinação a partir do final de março. Quem quiser reservar a dose, deve entrar em contato com as unidades.

Confira as principais perguntas:

Quem deve tomar a vacina da gripe em 2021?

A indicação é que todos, a partir de 6 meses de idade, tomem o imunizante. No ano passado, com o surgimento da pandemia de Covid-19, a recomendação se intensificou para evitar agravamento de doenças respiratórias.

Quem tomou a vacina contra a gripe em outros anos deve tomar em 2021?

Sim. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que todos tomem a vacina da gripe em 2021, já que, com o passar do tempo, os anticorpos que o corpo produz contra a gripe vão diminuindo. Além disso, o vírus da gripe é altamente mutável (capaz de sofrer modificações) e as vacinas são atualizadas constantemente, sendo capazes de proteger contra novas cepas ou subtipos do vírus.

• Prevenção contra vários subtipos do vírus Influenza, evitando que o corpo desenvolva a doença;
  • Ajuda a manter o sistema imune mais forte, fazendo com que o organismo esteja pronto para lidar com outras patologias perigosas rapidamente;
  • Potencializa a saúde, deixando o organismo mais disposto;
  • Reduz a necessidade de idas a unidades de saúde, evitando exposição para contrair o coronavírus;
  • Colabora para o diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus, reduzindo a superlotação e contribuindo com os serviços locais de saúde.

Quais são os principais cuidados e contraindicações da vacina de gripe?

• Adiar a vacinação em caso de febre;
  • Compressas frias para aliviar a dor e o inchaço no local da vacina;
  • Sintomas inesperados ou graves devem ser notificados ao serviço que realizou a vacinação;

As contraindicações e cuidados aos pacientes vacinados são:

• Pacientes com histórico de síndrome de Guillain-Barré (SGB) devem passar por avaliação médica criteriosa até 6 semanas após a primeira dose da vacina;
  • Caso a pessoa esteja com imunodepressão, natural ou medicamentosa, é indicado buscar orientação médica.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.