Qualquer pessoa pode tomar vacina?

A dúvida se qualquer pessoa pode tomar vacina é compartilhada por muitas pessoas. Que tal saber mais sobre o assunto?

Você já parou para se perguntar se qualquer pessoa pode tomar vacina? Quando falamos em vacina muitos tem sua opinião para expor. Uns são a favor, outros contra, outros sequer sabem opinar. Entretanto, a verdade é que sim, qualquer pessoa não só pode, como deve tomar vacina.

O que acontece é que cada idade tem suas vacinas específicas e essas devem ser seguidas à risca. Ou seja, um bebê não pode tomar uma vacina destinada apenas a adultos e vice-versa.

Que tal entender mais sobre o assunto e sobre a importância da vacinação? Prepara o print e vem com a gente para as próximas linhas!

Qual a importância de tomar vacina?

Em todas as idades, as vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde. Doenças que no passado eram perigosas e altamente contagiosas, como paralisia infantil, tétano e caxumba, praticamente não existem mais no Brasil.

Isso se justifica pelo alto índice de vacinação da população brasileira. Entretanto, se engana quem pensa que apenas as crianças devem ser vacinadas. Os adultos também devem estar atentos a caderneta de vacinação, pois essa é a maneira mais segura e eficaz de prevenção.

Nos últimos anos, doenças consideradas controladas têm sido vistas com mais frequência. O fato se dá pela falta da vacinação correta. Portanto, estar sempre atento faz parte das obrigações de todo cidadão.

Quais os tipos de vacina existentes?

Hoje podemos encontrar dois tipos de vacinas: as atenuadas e as inativadas. Ambas têm o mesmo objetivo: fazer com que o nosso sistema imunológico reaja contra agentes causadores de doenças.

Vacinas atenuadas

As vacinas atenuadas contam com organismos vivos em sua composição. Estes organismos são causadores de enfermidades que passam por mutações para que fiquem fracos. Assim, os organismos vivos são capazes de manter suas características, mas não provocar doenças em pessoas saudáveis.

Esse tipo de vacina não necessita de muitas doses, pois tem um período de eficiência duradouro.

Exemplos de vacinas dessa categoria são: sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.

Vacinas inativadas

As vacinas inativadas são produzidas com organismos não mais vivos. Grande parte delas são feitas a partir de proteínas que são capazes de produzir anticorpos sem causar a doença. Em determinados casos, essas vacinas necessitam que várias doses sejam aplicadas.

Exemplos de vacinas dessa categoria são: hepatite A e B, raiva e meningite.

Onde tomar vacina?

Todas as vacinas aplicadas atualmente passam pela aprovação e legalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Muitas são disponibilizadas pelo SUS, porém, você pode buscar pela aplicação em clínicas especializadas.

As unidades Dr. Vacina oferecem um serviço de vacinação de qualidade, além de contar com um equipe altamente qualificada. São utilizadas câmaras frias modernas, que garantem a segurança e estabilidade das vacinas. A aplicação pode ser feita presencialmente ou a domicílio, o que é um grande diferencial.

Enfim, agora que você sabe que sim, qualquer pessoa pode tomar vacina, que tal checar se seu cartão de vacinação está em dia? Caso alguma esteja em falta, não espere mais o tempo passar, procure pela clínica Dr. Vacina e garanta a sua imunização!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?