Principais vacinas aplicadas no Brasil

Conhecer as principais vacinas aplicadas no Brasil e estar atento a sua caderneta de vacinação é algo essencial para combater determinadas doenças.

Século após século, as vacinas foram e ainda são decisivas para que doenças infecciosas fatais sejam controladas. Entretanto, mesmo com tamanha importância, não é difícil vermos por aí pessoas se negando a vacinar seus filhos e também não se vacinando.

Nas últimas décadas uma baixa imunização das populações está acontecendo. Assim, doenças que estavam totalmente controladas na maioria dos países ao redor do mundo, voltaram a circular com grande intensidade. Podemos ver isso muito bem com o sarampo, responsável por surtos na América e na Europa. Além das hepatites, que já mataram mais que o HIV e a poliomielite.

A baixa imunização desta última década tem total ligação com os movimentos de contestação a vacinas. Estes argumentam contra a quantidade de vacinas que devem ser tomadas ao longo da vida, duvidando da sua segurança.

Entretanto, de acordo com a OMS, as vacinas são o melhor tratamento para saúde pública mundial. Elas evitam, por ano, 2,5 milhões de mortes e reduzem os custos dos tratamentos específicos de doenças evitáveis.

Quais são as principais vacinas aplicadas no Brasil?

Cada país conta com seu calendário de vacinação. Estes seguem as recomendações globais e regionais da OMS, mas podem mudar de tempos em tempos, de acordo com acontecimentos locais.

O Brasil tem um dos esquemas vacinais mais rigorosos de todo o mundo. Aqui, as vacinas obrigatórias costumam ser aplicadas logo nos primeiros anos de vida, afastando a possibilidade da maioria das doenças. Atualmente, o Plano Nacional de Imunizações conta com 27 vacinas que incluem todas as faixas etárias.

Essas vacinas combatem o sarampo, a caxumba, a rubéola, o tétano e a tuberculose. Além disso, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomielite, influenza e HPV. Cada brasileiro tem sua própria caderneta de vacinação no qual deve ser atualizado na infância pelos pais e também na fase adulta.

Algumas dessas vacinas são recomendadas mundialmente, como tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), difteria, tétano, hepatite B e coqueluche. A vacinação anual contra a Influenza também é feita em todo o mundo. Inclusive, vale destacar que, para viagens internacionais, essas vacinas são obrigatórias. Ou seja, caso as mesmas não estejam em dia, não é possível entrar no país.

Vacinação particular

Nas clínicas particulares é possível encontrar vacinas específicas, que garantem uma proteção ainda maior. Esse é o caso da vacina pneumocócica 13-valente, que protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos.

Enfim, as vacinas são a maneira mais eficiente de manter doenças altamente contagiosas longe e diminuir a porcentagem de mortalidade global. Independente da sua região, contar com as vacinas em dia faz toda a diferença para a sua proteção e também de toda a população. Isso porque você pode não ter os efeitos de determinadas doenças, mas pode transmiti-las para alguém que pode ter sérias complicações.

Portanto, vacine-se e conte com o Dr. Vacina para te ajudar a manter suas vacinas sempre em dia.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?