O que é o Rotavírus e qual a importância da vacina

O rotavírus é uma doença mais comum do que se imagina e a vacina é a melhor maneira de preveni-la!

Certamente, vez ou outra, você já deve ter ouvido falar sobre o rotavírus, não é mesmo? Apesar de ser um problema bastante abordado, ainda encontramos pessoas que relutam e até mesmo acham besteira vacinar o seu filho contra o rotavírus.

Entretanto, atualmente, o rotavírus é considerado um dos maiores agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças menores de 5 anos. Ou seja, buscar mais informações sobre o assunto e vacinar os pequenos é algo essencial.

O que é o rotavírus?

O rotavírus é uma doença viral que pode atingir todas as pessoas, mas ataca, sobretudo, bebês e crianças menores de cinco anos. O vírus é o grande causador de cerca 10% de todos os casos de diarreia aguda em crianças nesta faixa etária.

Este pode causar a infecção do trato digestivo, levando a um quadro de gastroenterite (inflamação do estômago e dos intestinos que causa diarreia e vômitos) e desidratação.

Normalmente, os quadros mais leves duram alguns dias e regride. Contudo, os mais graves provocam desidratação, hospitalização e podem ter complicações fatais.

Quais os sintomas?

Os sintomas do rotavírus incluem febre alta, desidratação, perda de apetite e tosse leve. Febre alta e desidratação são comumente associadas a muitos outros vírus, mas são particularmente preocupantes se a infecção é causada por rotavírus.

Em alguns casos, as mães que amamentam podem notar boca seca ou que eles estão vomitando mais do que o habitual. Isso geralmente é um sinal de que o leite da mãe foi contaminado com rotavírus e passou para o bebê.

Outros bebês podem sofrer com desidratação e baixo apetite. Ambos os sintomas, indicam uma infecção suave, mas que deve ser avaliada pelo pediatra imediatamente.

Sinais suaves geralmente incluem febre baixa, boca seca e náusea leve a moderada. Crianças com a doença leve geralmente se recuperam em dois dias. Se a doença durar mais de dois dias, é provável que a criança tenha outra infecção, como a síndrome do intestino irritável ou intoxicação alimentar.

Como é transmitido?

A transmissão do rotavírus acontece de maneira fecal-oral. Ou seja, o vírus é eliminado pelas fezes do paciente que contamina a água ou alimentos. Estes, por sua vez, quando entram em contato com outras pessoas, podendo causar a infecção.

Por essa razão que frequentemente acompanhamos surtos em ambientes com muitas crianças, como creches e escolas. Mesmo após já ter melhorado, o vírus pode continuar sendo transmitido por dias.

Vale destacar que esse tipo de infecção pode ser transmitido por qualquer tipo de contato físico. Ou seja, beijar, compartilhar tigelas e outros tipos de contato indireto. A infecção é geralmente causada por um agente que entra no corpo através do nariz, na boca ou em outras áreas. Por causa disso, é muito importante que qualquer infecção suspeita seja avaliada e tratada prontamente.

A vacina é a melhor prevenção contra o rotavírus

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o rotavírus é responsável por cerca de 600 mil mortes anualmente em todo o mundo. No Brasil, a vacina está disponível desde 2006 e é capaz de evitar um grande número de mortes e hospitalizações.

No combate ao rotavírus, encontramos dois tipos de vacinas. A primeira é a vacina oral monovalente, que protege contra um sorotipo do rotavírus. A mesma é disponibilizada pela rede pública no esquema de 2 doses. A segunda é a vacina oral pentavalente, que previne cinco sorotipos do rotavírus, disponibilizada somente em clínicas particulares.

Enfim, a vacina é oral, sem dor ou choro. Portanto, não deixe de levar seu filho para se vacinar, afinal, esta é a maior maneira de prevenção. Aqui, na Dr. Vacina, você encontra a vacina contra o rotavírus e uma equipe a postos para cuidar de você e do seu pequeno.

Procure pela unidade mais próxima de você clicando aqui.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Rotavírus (rotavirose): o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde. Consultado em 26 de outubro de 2021.