A marca no braço da vacina BCG

Por que a vacina BCG deixa marca no braço?

Sabe aquela marquinha de vacina que muita gente tem no braço direito? Ela é proveniente da aplicação da vacina BCG, que protege o nosso corpo contra a tuberculose! Essa cicatriz acontece devido a reação do corpo a bactéria Mycobacterium bovis, que contém o vírus da doença, só que de forma anulada e inofensiva. Assim que a vacina é aplicada, o corpo humano começa a desenvolver uma série de reações para se proteger desse bactéria. Essa disputa entre os anticorpos, já presentes no organismo, e os componentes da vacina, levam ao surgimento dessa ferida no local da aplicação.

Criança sem cicatriz precisa retomar a vacina?

A maioria dos bebês desenvolvem a marca após 12 semanas de sua aplicação. Mas como cada organismo é único, nem todas chegam a desenvolver esse sinal. Segundo o Ministério da Saúde, que está alinhado nesta questão com a Organização Mundial de Saúde, crianças que foram vacinadas contra a tuberculose (BCG) e não tiveram cicatriz vacinal não precisam ser imunizadas novamente.

A importância da BCG

A BCG é uma das primeiras vacinas que recém nascidos devem tomar. O recomendado é que seja aplicada logo nos seus primeiros dias de vida, devido a sua importância. Afinal, a tuberculose é um grave doença infectocontagiosa, que ataca principalmente o pulmão, mas também pode causar infecções nos ossos, rins e meninges.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?