Banner interno

Você sabe qual a importância da vacinação em empresas? A melhor maneira de garantir o bem-estar de todos os seus funcionários é através das vacinas.

Quando falamos em vacinação em empresas, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como proceder. Entretanto, faz total diferença para o dia a dia de trabalho, que empresas estejam sempre procurando maneiras de manter a saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores. 

E, é claro, uma das melhores maneiras de fazer isso é através da vacinação. Ao entender como essa é uma questão que pode colaborar com as atividades da empresa e trazer diversos benefícios, muitos gestores passaram a contar com programas de vacinação em empresas. 

Mas você sabe como esse processo é feito ou imagina quais são os benefícios que isso pode trazer para sua empresa? Não? Então, você está no artigo certo! Confira mais detalhes sobre o assunto nas próximas linhas.

Quais os benefícios do programa de vacinação em empresas?

A imunização corporativa tem ganhado cada vez mais espaço em meio às empresas nos últimos anos. E, claro, isso não é à toa. Optar pela vacinação em empresas traz muitos benefícios, como: 

1- Redução de falta e de gastos com a saúde

Uma coisa é certa: uma equipe mais saudável produz mais, falta menos ao trabalho e evita idas frequentes ao médico. Portanto, mantendo as vacinas de seus funcionários em dia, você garantirá muito mais produtividade. 

2- Melhoria da qualidade de vida

Ao serem mais saudáveis por conta da vacinação em empresas, seus funcionários tendem a ficar menos doentes e ter uma vida muito mais ativa, com mais qualidade também.

3- Reconhecimento e satisfação por parte do colaborador

É unânime: uma empresa que oferece programas de vacinação para sua equipe tendem a ter funcionários muito mais motivados. Isso porque os colaboradores percebem a dedicação da empresa em prol do seu bem-estar. Além disso, isso ajuda a aumentar a retenção de talentos.

4- Redução da proliferação de doenças

Seus funcionários passam horas juntos, compartilhando o mesmo ambiente. Por isso, uma gripe, por exemplo, pode começar em um empregado e acabar atingindo todo o resto da sua equipe, bem como suas respectivas famílias. 

Este é apenas um exemplo, mas existem outras doenças mais sérias que podem ocasionar quadros clínicos bem complicados. Assim, para evitar que esse fato chegue até sua empresa, a vacinação acaba sendo essencial. 

5- Preservação da produtividade de sua equipe

Bom, se uma gripe infectar parte ou toda a sua equipe um grande problema será gerado. Isso porque, no final das contas, parte do seu time não estará se sentindo bem, o que diminui a produtividade. 

Portanto, podemos dizer que a vacinação em empresas é a melhor maneira de evitar as doenças e não lidar com essas baixas! 

Como a imunização da sua equipe pode ser feita? 

De maneira geral, a vacinação em empresas pode ser feita de duas maneiras: convidando sua equipe a ir até uma clínica especializada contratada pela empresa ou combinando com a clínica uma visita até o espaço físico onde estão seus funcionários.

Independente da opção escolhida, é importante avisar a todos que isso acontecerá. Além disso, vale deixar claro que ninguém é obrigado a realizar a imunização. Mas, mesmo não sendo obrigatório, procure deixar claro quais são os benefícios da ação.

Procure fazer uma lista de quais serão as vacinas disponibilizadas, bem como a finalidade de cada uma. Isso faz toda a diferença, pois algumas pessoas da sua equipe podem estar com as vacinas em dia, o que acaba tornando essa dose desnecessária. 

Está com dúvidas sobre o processo? Fale com os especialistas do Dr. Vacina! Nossa equipe está preparada para tirar suas dúvidas, bem como ajudar na implantação de um programa de vacinação efetivo.

Patrícia Ruiz - COREN- SP 226-788 - Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde de 2017 no Dr. Vacina.

Leia também

Sarampo: De olho na doença

O sarampo é uma doença que está a décadas em nosso meio e a vacinação é a melhor forma para prevenção.Estamos próximos à primavera, estação...
Leia mais

Prevenção de doenças de primavera em Curitiba

As doenças de primavera estão se aproximando e saber quais são elas é essencial para a prevenção.A primavera está próxima de chegar, mas infelizmente ela...
Leia mais