11 dicas importantes para manter as infecções longe

Você sabia que algumas atitudes que você toma durante sua rotina podem colaborar para que você mantenha possíveis infecções longe? Estar atento é essencial!

Como anda a sua imunidade? Um sistema imune saudável é algo essencial para manter você longe de infecções. Quando a imunidade está fraca, você acaba ficando vulnerável a inúmeras infecções.

Quando um invasor, como uma gripe, resfriado ou até mesmo a temida COVID-19, entra em seu corpo, seu sistema imunológico é afetado. Assim, para que essa ameaça seja eliminada, o nosso corpo começa a trabalhar na resposta imune. Isso, nada mais é do que uma sequência de eventos que envolvem várias células e moléculas.

Portanto, seguir algumas dicas podem ser essenciais para que você mantenha sua imunidade forte e saudável. Todas as partes do nosso corpo, incluindo o sistema imunológico, funcionam melhor quando estão apoiadas por boas “armas”. Então, vem com a gente e confira 11 dicas importantes para manter as infecções longe.

Como se manter longe de infecções?

A resposta para essa pergunta é apenas uma: deixando seu sistema imune mais forte. Para isso:

  • Não fume;
  • Adicione frutas, legumes e grãos integrais a sua dieta;
  • Caso suspeite que sua alimentação não garante os nutrientes necessários, tome multivitamínicos;
  • Exercite-se regularmente;
  • Mantenha seu peso nos padrões para sua altura;
  • Controle o estresse;
  • Fique atento a sua pressão arterial;
  • Caso consuma álcool, beba com moderação;
  • Durma o suficiente;
  • Adote hábitos importantes para manter longe as infecções, como lavar as mãos frequentemente;
  • Por fim, mas não menos importante, mantenha suas vacinas em dia.

De olho no calendário vacinal

Além de garantir um estilo de vida saudável, seguir corretamente seu calendário vacinal é algo essencial para manter as infecções longe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a vacinação é a melhor forma para evitar doenças. Isso porque, além de imunizar o indivíduo, elas são capazes de impedir que os microorganismos causadores de doenças circulem na região em que você habita, protege até mesmo aqueles que não se vacinaram.

Mas não pense que isso é uma desculpa para se vacinar. A verdade é que quanto mais pessoas vacinadas, menores são as chances de que doenças evitáveis (como sarampo, caxumba e rubéola) atinjam a população. Todos temos que fazer a nossa parte, pensando em nós e também no próximo.

Enfim, com essas dicas, afastar as infecções se tornará algo simples, não é mesmo? Caso tenha ficado alguma dúvida, não exite em entrar em contato. A equipe Dr. Vacina está a postos para te ajudar no que for preciso e garantir o melhor para você e sua família.

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?